ACANTOSE NIGRICANTE:


Acantose nigricante é uma alteração da pele relativamente frequente que se manifesta por manchas escuras e pele verrucosa ou aveludada acometendo as regiões de dobra, principalmente o pescoço, a axila e a virilha.

Geralmente a acantose nigricante progride lentamente com o escurecimento e a alteração na textura da pele. Se inicia principalmente na vida adulta, porém pode acometer crianças, principalmente se existe alguma alteração genética ou hormonal subjacente.

As causas mais comuns da acantose nigricante incluem obesidade, algumas formas de diabetes e tendência genética e familiar. O surgimento das lesões muitas vezes está associado a um aumento nos níveis sanguíneos de insulina, a qual estimula as alterações de pele observadas. Raramente existem casos intensos e agudos, que podem acometer locais atípicos como a mão. Nesses casos pode haver associação com cânceres internos, sendo indicada uma investigação médica para esclarecer tal situação.

O tratamento da acantose nigricante consiste no uso de cremes que clareiam as lesões e principalmente no tratamentos das doenças de base como obesidade, diabetes e outras alterações hormonais porventura presentes.


Dr. Juliano Vilaverde Schmitt


[Voltar ao menu]


Todos os direitos reservados 2012 - Juliano Vilaverde Schmitt - Botucatu/SP - Brasil